(Créditos da imagem: Reprodução).

Cosmos: A Personal Voyage (Cosmos: Uma Viagem Pessoal) foi uma série de TV realizada por Carl Sagan e sua esposa Ann Druyan, produzida pela KCET e Carl Sagan Productions, em associação com a BBC e a Polytel International, veiculada na PBS em 1980.

A série Cosmos é um dos mais formidáveis exemplos da amplitude e eficácia que a divulgação científica pode atingir por meios audiovisuais, quando servida por uma personalidade carismática como Carl Sagan e por meios técnicos adequados.

É preciso observar, no entanto, que há assuntos que podem estar desatualizados, pois a série foi produzida há mais de trinta anos.

O website Documentários Online disponibiliza todos os episódios da série com dublagem em português. O site Blog do Astrônomo também disponibiliza todos os episódios.

Para assistir, clique aqui ou aqui.

Cosmos: A Spacetime Odyssey

(Créditos da imagem: Reprodução).

A releitura da série — Cosmos: A Spacetime Odyssey (Cosmos: Uma Odisseia do Espaço-Tempo) —, apresentada pelo astrofísico Neil deGrasse Tyson, foi lançada em 2014 e está disponível com legendas e dublagem em português na Netflix.

Nota:

  1. Cosmos: A Spacetime Odyssey não faz mais parte do catálogo da Netflix.