Os planetas Mercúrio, Júpiter e Saturno logo após o pôr-do-Sol deste domingo (10). (Créditos da imagem: Stellarium/Ciencianautas).

Um trio de planetas fará uma aparição ao anoitecer de hoje. Júpiter e Saturno ainda se apresentam relativamente próximos após a rara “grande conjunção” do mês passado. No entanto, hoje eles terão um companheiro para embelezar ainda mais nosso céu: o planeta Mercúrio estará logo acima do horizonte, a sudoeste.

O trio planetário é uma visão rara que pode ser testemunhada a olho nu logo após o pôr-do-Sol.

Como observar o fenômeno?

Par prestigiar o evento, procure um local com horizonte livre e comece a observação nos primeiros 45 minutos após o pôr-do-Sol. Fique atento, pois o brilho do Sol, mesmo já posto, pode interferir em sua observação, ofuscando os planetas.

Binóculos podem ajudá-lo a obter uma visão melhor; quem dirá um telescópio, mesmo que um baratinho, poderá oferecer uma chance de ver algumas das maiores luas de Júpiter e até os anéis de Saturno.

Esta será a primeira conjunção envolvendo um trio de planetas neste ano. A segunda acontecerá em 13 de fevereiro, quando Mercúrio, Vênus e Júpiter estarão juntos no céu pela manhã. Depois disso, o próximo “trisal” acontecerá apenas em abril de 2026 (Mercúrio, Marte e Saturno).

Este texto foi originalmente publicado por Decifrando Astronomia. Leia o original aqui.