(Créditos da imagem: Reprodução).

Já imaginou comer e se vacinar ao mesmo tempo? Isso um dia poderá ser uma realidade.

Alimentos transgênicos podem ser desenvolvidos para possuírem moléculas presentes em patógenos, e ao comer o alimento, o indivíduo produz anticorpos contra essas moléculas e se imuniza contra o patógeno. Vários estudos já usaram essa técnica em diversos tipos de alimentos, como alface, tomate e banana. Vários patógenos já tiveram suas moléculas produzidas em alimentos, como os vírus da hepatite B e C, sarampo e rotavírus. A produção de anticorpos em humanos que consumiram esses alimentos já foram observados em estudos que usaram por exemplo, moléculas da bactéria Escherichia coli e contra o vírus da hepatite B. Será este o futuro?

Achou esta história interessante? Esta e várias outras são contadas em mais detalhes em “A Vacina no Banco dos Réus”, um livro que avalia a história das vacinas, bem como os mitos e verdades em relação aos efeitos colaterais. Clique e confira!

Publicidade
Compartilhe:
Avatar
Sou de Teresópolis, Rio de Janeiro, Brasil. Graduado em Fisioterapia pelo Centro Universitário dos Órgãos (Unifesco) e Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeira (UFRJ), sou PhD em Bioquímica pela UFRJ.

Deixe seu comentário!

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.