(Créditos da imagem: Centro de Astrobiología).

A Astrobiologia é uma área recente de pesquisa científica, que procura entender o fenômeno da vida em nosso Universo, não se restringindo apenas à vida na Terra, ou mesmo à vida como a conhecemos. Ela aborda algumas das questões mais complexas sobre os sistemas biológicos, como sua origem, evolução, distribuição e futuro, na Terra e, possivelmente, em outros planetas e luas. Por ser multi e interdisciplinar é, acima de tudo, uma ferramenta para facilitar a comunicação e interação entre especialistas de diferentes áreas, e também com a população em geral, já que trata de temas que despertam o interesse geral.

De onde viemos? Para onde vamos? Estamos sozinhos no Universo? A Astrobiologia procura responder essas perguntas baseando-se na história da vida na Terra e suas relações com o planeta, extrapolando esse conhecimento para o desenvolvimento de metodologias para o estudo de outros mundos, seja com robôs, missões tripuladas ou técnicas astronômicas. Os cientistas dessa área estão desbravando novas fronteiras do conhecimento humano, mas esse é apenas o início desse esforço interdisciplinar e internacional.

A primeira edição de Astrobiologia – uma ciência emergente reúne textos de pesquisadores de diversas áreas científicas, que abordam desde a origem da vida, passando pelas luas de nosso Sistema Solar com possíveis condições de abrigar vida, até as viagens interestelares e os exoplanetas que foram descobertos nos últimos anos.

Faça o download gratuito aqui.

Compartilhe:
Giovane Almeida
Sou baiano, tenho 17 anos e sou fascinado pelo Cosmos. Atualmente trabalho com a divulgação científica na internet — principalmente no Ciencianautas, projeto em que eu mesmo fundei aos 15 anos de idade —, com ênfase na astronomia e biologia.

33 comentários

  1. Pô, meu caro, meus parabéns! É prazeroso ver jovens como você evoluindo com a ciência e com ela se fascinando. Siga em frente sempre e tenha o Universo como seu refúgio. Abração!

  2. Ohh grande , meus parabéns isso mostra a eficiência e crescimento da Ciência , muito bem , grande tem como baixar iPhone ? Estou tentando mas não consigo tem como colocar um link para IOS , obrigado

  3. Já comecei a ler , e o livro é incrivelmente instigante.. Parabéns à todos da equipe e autores deste livro e desta nova ciência a astrobiologia que nos traz um pouco a compreensão da Origem da vida.
    Parabéns!

  4. E ai Giovane,tudo bem ?Eu gostei muito do livro e de suas postagens .Também sou da bahia e amo ciência. Espero ver seu nome mais e mais na divulgação científica. Parabéns e abraços.

  5. Ola Giovane Almeida,

    Sou Português e acompanho a sua página, assim como outras páginas relacionadas com o tema.
    Obrigado por divulgar este e outros temas, são uma mais valia para os apaixonados da área.
    continue com o bom trabalho!
    Cumprimentos de Portugal

Deixe seu comentário!

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.