O animal procurava alimento no lixo e estava visivelmente cansado. (Créditos da imagem: Reprodução).

France Presse | G1 — Um urso polar faminto foi localizado nas proximidades da cidade industrial de Norilsk, no Ártico Russo, quando procurava alimentos no lixo, a mais de 800 km de seu habitat tradicional, anunciaram as autoridades locais.

As imagens do animal, visivelmente esgotado, circularam pelas redes sociais russas. O urso foi observado pela primeira vez no domingo à noite na zona industrial de Talmaj, nordeste de Norilsk, informou Alexander Korobkin, secretário local do Meio Ambiente.

“Ainda caminha nos arredores de uma fábrica, sob o controle da polícia e dos serviços de emergência, que garantem sua segurança e a dos moradores”, disse Korobkin.

Publicidade

Uma equipe de especialistas deve chegar nas próximas horas à cidade, no extremo do círculo polar ártico, para examinar o animal e decidir sobre seu futuro.

As incursões de ursos polares em busca de comida são cada vez mais frequentes na região norte da Rússia, à medida que seu habitat e sua alimentação se deterioram em consequência da mudança climática e do degelo.

Publicidade

Mas é incomum que um urso polar alcance Norilsk, a centenas de quilômetros do banco de gelo. Na Rússia os ursos polares são considerados uma espécie em risco de extinção e sua caça é proibida.

Este texto foi originalmente publicado por G1. Leia o original aqui.
Compartilhe:
Ciencianautas
O Ciencianautas tem como objetivo popularizar a ciência de forma que ela seja acessível para todos.

Deixe seu comentário!

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.