(Créditos da imagem: NASA/JPL-Caltech).

Na cratera de Gale, o rover Curiosity está estudando e fotografando as camadas de rochas desgastadas pelo tempo ao redor da base do Monte Sharp, no Butte Central. Mas não são apenas as fotografias de rochas que a sonda envia de volta à Terra.

A Curiosity não fotografa somente o chão, mas também o horizonte marciano. A imagem acima foi registrada pela Câmera de Navegação Direita B em 1º de novembro de 2019, ou Sol 2573. Ela mostra a vista da borda da cratera de Gale.

Em primeiro plano, o rover inclina-se suavemente em direção à montanha. Ao fundo, a borda da Cratera Gale — criada por um impacto gigante de asteroide há bilhões de anos — sobe da neblina empoeirada.

Publicidade

A imagem mostra o isolamento da missão do Curiosity — após o triste desligamento do Opportunity, o Curiosity agora é o único rover operando em Marte (a InSight é um lander estacionário). Mas o instrumento não tem tempo para ficar ocioso e contemplar seu destino solitário.

Foto do Butte Central registrada em 1 de novembro de 2019, ou Sol 2572. (Créditos da imagem: NASA/JPL-Caltech).

O Butte Central é geologicamente interessante porque possui camadas de rochas sedimentares que guardam pistas sobre as águas da região em um passado distante. O rover Curiosity estudará essas camadas sedimentares para tentar avaliar sua extensão.

Publicidade

Os instrumentos do Curiosity também estão estudando as variações de rochas na região — existem algumas cores diferentes nas rochas que sugerem várias unidades estratigráficas. Os dados obtidos pelo Curiosity ajudarão a caracterizar essas unidades e como elas podem estar relacionadas entre si. [ScienceAlert].

Compartilhe:
Giovane Almeida
Sou baiano, tenho 18 anos e sou fascinado pelo Cosmos. Atualmente trabalho com a divulgação científica na internet — principalmente no Ciencianautas, projeto em que eu mesmo fundei aos 15 anos de idade —, com ênfase na astronomia e biologia.

Deixe seu comentário!

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.