(Créditos da imagem: Reprodução).

Segundo o cientista e fotógrafo Dr. Roger Clark, a resolução do olho humano é de 576 megapixels. Isto é enorme quando você o compara aos 12 megapixels da câmera de um iPhone 7. Mas o que realmente isso significa? O olho humano é análogo a uma câmera?

Uma resolução de 576 megapixels significa que, para criar uma imagem nítida e clara, você precisará juntar 576 milhões de pixels em uma área do tamanho do seu campo de visão. Para chegar a este número, o Dr. Clark assumiu a acuidade visual ideal em todo o campo de visão; isto é, ele reconheceu que os olhos humanos se movem para poder registrar o que está na sua frente. Mas a resolução de um único olhar é de cerca de 5 a 15 megapixels.

Isso ocorre porque seus olhos têm muitas falhas que não seriam aceitáveis em uma câmera. Você só vê alta resolução em uma área muito pequena no centro da sua visão, chamada de fóvea. Você tem um ponto cego onde seu nervo óptico se encontra com sua retina. Você move os olhos não apenas para obter mais informações, mas para corrigir essas imperfeições em seu sistema visual.

Publicidade

No entanto, a resolução de megapixels dos seus olhos é a pergunta errada. O olho não é uma lente de câmera, registrando imagens para salvar no seu banco de memória. É mais como um detetive, coletando pistas do ambiente ao seu redor e depois levando-as ao cérebro para juntar as peças e formar uma imagem completa. [Curiosity].

Compartilhe:
Giovane Almeida
Sou baiano, tenho 18 anos e sou fascinado pelo Cosmos. Atualmente trabalho com a divulgação científica na internet — principalmente no Ciencianautas, projeto em que eu mesmo fundei aos 15 anos de idade —, com ênfase na astronomia e biologia.

Deixe seu comentário!

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.