(Créditos da imagem: eWilding/Shutterstock).

Ao contrário da teoria que sugere que os primeiros habitantes do continente americano vieram caminhando por meio do estreito de Bering, há aproximadamente 13.500 anos, durante a Era do Gelo, um novo estudo publicado na Science aponta que os primeiros indivíduos vieram remando ao longo da costa do Pacífico e rio acima, mil anos antes do que se acreditava. Conforme o estudo, esses exploradores provieram do Japão.

(Créditos da imagem: Teresa Hall/Oregon State University).

Em Cooper’s Ferry, em Idaho, nos Estados Unidos, pesquisadores encontraram ferramentas de pedra,  carvão, rochas lascadas e fragmentos de ossos de grandes animais, que são as evidências mais antigas da presença humana na América do Norte, datando cerca de 15 a 16 mil anos.

Ferramentas de pedra encontradas em Cooper’s Ferry em Idaho, nos Estados Unidos. (Créditos da imagem: Loren Davis).

De acordo com os cientistas, esses povos vieram ao longo da costa do Pacífico, encontraram o rio Columbia e dali remaram até o interior da América do Norte. Os artefatos encontrados em Cooper’s Ferry são semelhantes aos encontrados ao noroeste da Ásia, principalmente na ilha Hokkaido, no Japão. Isto corrobora com a teoria de que os primeiros humanos que chegaram à América vieram daquela região.

Publicidade

A descoberta não invalida a teoria de que houve uma migração humana pelo caminho de gelo do Estreito de Bering. Significa apenas que outros humanos já estavam na América do Norte quando isso aconteceu. [History].

Referência:

  1. DAVIS, Loren G. et al. “Late Upper Paleolithic occupation at Cooper’s Ferry, Idaho, USA, ~16,000 years ago”; Science, 2019. Acesso em: 18 nov. 2019.
Compartilhe:
Giovane Almeida
Sou baiano, tenho 18 anos e sou fascinado pelo Cosmos. Atualmente trabalho com a divulgação científica na internet — principalmente no Ciencianautas, projeto em que eu mesmo fundei aos 15 anos de idade —, com ênfase na astronomia e biologia.

Deixe seu comentário!

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.