Microscópio mostra amostra de primeiro caso do coronavírus Sars-Cov-2 nos EUA, isolado em laboratório. (Créditos da imagem: Hannah A Bullock/Azaibi Tamin/CDC).

Na tarde da última sexta-feira (13), durante uma coletiva de imprensa em São Paulo, o Ministério da Saúde, em conjunto da Secretária Estadual de Saúde, confirmaram o primeiro caso de um paciente curado do covid-19. O paciente já voltou a suas atividades mas ainda está sendo acompanhado.

“Nós estamos aqui com a presença do superintendente do Hospital Albert Einstein, ele me autorizou a divulgar a cura do primeiro brasileiro internado com coronavírus”, disse o coordenador do Centro de Contingência, David Uip. “Eu falei que teve alta o primeiro caso de internação de um brasileiro em um hospital brasileiro. Não importa se é o caso 1 ou 2 ou 3 ou 4″, completou Uip.

De acordo com o infectologista David Uip, São Paulo já tem transmissão comunitária da doença, que, segundo o Centro de Contingência do Novo Coronavírus, é o terceiro estágio epidemiológico.