Imagem de um buraco negro na galáxia M87, descoberto pela rede de telescópios Event Horizon. (Créditos da imagem: National Science Foundation).

Os cientistas revelaram  hoje (10) a primeira foto real de um buraco negro para a humanidade.

O registro foi feito pelo projeto Event Horizon Telescope, uma rede de oito radiotelescópios distribuídos pelo planeta. O projeto coletou os dados em abril de 2017, mas levou dois anos para processar as informações e produzir uma imagem final.

O anúncio foi feito hoje às 10h00 no horário de Brasília. O comunicado foi transmitido ao vivo pelo site do ESO, pelo canal YouTube do Conselho Europeu de Pesquisa e nas redes sociais.

Publicidade

Sobre o buraco negro

O buraco negro mede 40 bilhões de quilômetros de diâmetro e está localizado a 53 milhões de anos-luz (500 quadrilhões de quilômetros) de distância da Terra, na galáxia M87.

Segundo o professor Heino Falcke, da Universidade Radboud, na Holanda, o buraco negro é maior do que o nosso Sistema Solar. “Tem uma massa 6,5 ​​bilhões de vezes a do Sol. E é um dos buracos negros mais massivos ​​que acreditamos existir. É um monstro absoluto, o campeão dos pesos-pesados ​​de buracos negros no Universo.”

Publicidade
(Créditos da imagem: National Science Foundation).
A imagem mostra um “anel de fogo” intensamente brilhante, como descreve o Prof Falcke, cercando um buraco escuro perfeitamente circular. O halo brilhante é causado pelo gás superaquecido que cai no disco de acresção do buraco negro. A luz é mais brilhante do que todas as bilhões de outras estrelas da galáxia combinadas — e é por isso que o buraco negro pode ser visto a uma certa distância da Terra. A borda do círculo escuro no centro é o ponto no qual o gás entra no buraco negro, o ponto do não retorno chamado horizonte de eventos, onde nem mesmo a luz pode escapar.
Fonte:Comissão Europeia
Compartilhe:
Ciencianautas
O Ciencianautas tem como objetivo popularizar a ciência de forma que ela seja acessível para todos.

Deixe seu comentário!

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.