(Créditos da imagem: Sputnik/Roscosmos).

Em 1965, um atraso de 46 segundos nos procedimentos de reentrada fizeram com que a Voshkod pousasse a 320 quilômetros fora do ponto designado, perto de um vilarejo nos Montes Urais, na Sibéria.

A tripulação passou duas noites em um bosque, cercada por lobos famintos e com temperatura abaixo de zero. Uma equipe de resgate teve que abrir uma clareira no bosque para pousar o helicóptero.

A TP-82 foi uma pistola soviética de três canos criada como ajuda na sobrevivência diante da fauna siberiana, principalmente ursos e lobos.

Publicidade

A arma poderia ser usada para caçar, defender-se de predadores e emitir sinais sonoros e visuais de socorro. O cabo removível também era um facão, que vinha com uma capa de tecido.

Entre 1982 e 2006 todos os cosmonautas levaram a pistola soviética TP-82 ao espaço e até à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

Publicidade
Compartilhe:
Giovane Almeida
Sou baiano, tenho 18 anos e sou fascinado pelo Cosmos. Atualmente trabalho com a divulgação científica na internet — principalmente no Ciencianautas, projeto em que eu mesmo fundei aos 15 anos de idade —, com ênfase na astronomia e biologia.

Deixe seu comentário!

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.