O peixe-donzela (esquerda) tem camarões-mysid domesticados (direita). (Créditos da imagem: Rohan Brooker/Reprodução).

Os humanos são especialistas em domesticar outras espécies e nosso mundo seria irreconhecível sem isso. Não haveria cidades, supermercados e animais de estimação.

De William Feeney e Rohan Brooker para o The Conversation.

A domesticação é um tipo especial de relacionamento cooperativo, em que uma espécie fornece suporte prolongado em troca de um recurso previsível. Embora os humanos tenham domesticado várias plantas e animais, essas relações são surpreendentemente raras em outras espécies.

É verdade que alguns insetos (formigas, besouros, cupins, etc.) domesticam fungos, mas poucos outros exemplos existem fora do mundo dos insetos.

Em novo estudo, cientistas descrevem o que parece ser o primeiro exemplo de um vertebrado não humano domesticando outro animal.

Peixes domesticando camarões

Nos recifes de coral da costa de Belize, na América Central, os peixes-donzela criam, administram e se alimentam de fazendas de algas.

Os cientistas notaram que eles têm regularmente “enxames” de minúsculos crustáceos chamados camarões-mysida flutuando acima de suas fazendas.

Nos recifes de coral da costa de Belize, na América Central, o peixe-donzela cria, administra e se alimenta de fazendas de algas. (Créditos da imagem: Andy Blackledge).

“Achamos isso incomum, já que a maioria das donzelas agrícolas afugentam qualquer coisa que se aventure perto de sua fazenda”, disse um dos autores do estudo.

Eu te ajudo e você me ajuda

Muitos peixes comem camarões-mysida, então os cientistas realizaram um experimento para ver se o peixe-donzela fornecia proteção aos mysidas quando eles estão na fazenda dos peixes.

Foi descoberto que quando colocados fora de uma fazenda, outros peixes tentavam comer os camarões. Mas quando dentro das fazendas, qualquer peixe que tentasse se aproximar deles era expulso pelo peixe0donzela.

LEIA TAMBÉM: Bióloga brasileira descobriu uma nova espécie de peixe bagre no Amazonas

Isso sugere que os crustáceos procuram o peixe-donzela porque eles fornecem proteção contra predadores.

Visão de como a domesticação acontece

O peixe-donzela fornece um refúgio seguro e, em troca, os camarões misteriosos fornecem à donzela fertilizante para sua fazenda.

Essa relação é importante porque, embora pesquisas fantásticas forneçam conhecimento sobre a história da domesticação em nossos ancestrais, essas coisas aconteceram em um passado distante.

No peixe-donzela, podemos observar os primeiros estágios da domesticação ocorrendo enquanto está acontecendo.

Isso é fascinante porque é muito semelhante à série de eventos proposta que levou à nossa domesticação de espécies como galinhas, gatos, cães e porcos.

Com informações da Nature.