Ilustração do Telescópio Espacial Hubble. (Créditos da imagem: NASA/ESA).

Lançado pelo ônibus espacial Discovery, na Flórida, nos Estados Unidos, em 24 de abril de 1990, o Telescópio Espacial Hubble está a 569 quilômetros acima da superfície terrestre e transporta um grande telescópio para a luz visível e infravermelha.

O Hubble revolucionou a forma do ser humano de observar o Universo. Com ele é possível observar os planetas do nosso Sistema Solar, estrelas, galáxias, aglomerados, entre outros. É o avanço mais significativo na astronomia desde o telescópio de Galileu, conforme boletim da NASA.

As descobertas do Hubble fazem dele um dos instrumentos científicos mais produtivos já construídos. São mais de 1,3 milhão de observações e mais de 14 mil artigos científicos publicados.

Publicidade

Telescópio Hubble em tempo real

Através do site Space Telescope Live você pode saber para qual local do Universo o telescópio está apontado, basta acessar o site e conferir as informações em inglês.

Para conferir todos os dados coletados pelo equipamento, basta acessar o site oficial do telescópio.

Publicidade
Via:Vix
Compartilhe:
Giovane Almeida
Sou baiano, tenho 18 anos e sou fascinado pelo Cosmos. Atualmente trabalho com a divulgação científica na internet — principalmente no Ciencianautas, projeto em que eu mesmo fundei aos 15 anos de idade —, com ênfase na astronomia e biologia.

4 comentários

  1. E a tal da Terra plana que todos falam, como é que fica? Se a Terra tem um domo ao redor, nada pode ir para o espaço.

    • Mistéeeeeeeeeerio…
      Você acredita no que vê ou no que te falam ou falam por aí? Pesquise e estude a melhor forma de como você pode tirar essas dúvidas. Se for possível vá ao pico mais alto que existir com algum equipamento que possa te auxiliar nesses estudos. Afinal se não der certo, pelo menos você tentou e teve a incrível experiência de subir a um pico alto.
      Por aqui vou tentando descobrir.

Deixe seu comentário!

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.