Ilustração de rocha gigante colidindo com a Terra. (Créditos da imagem: Wikimedia Commons).

A NASA anunciou a criação de um novo escritório que assumirá a responsabilidade em tal cenário. O Escritório de Coordenação de Defesa Planetária (PDCO, na sigla em inglês) ajudará a rastrear asteroides próximos da Terra, desenvolver estratégias de deflexão (alteração ou desvio da posição natural) de asteroides e planejar esforços de resposta em caso de ameaça.

“A bola-de-fogo de Chelyabinsk em 2013 e a aproximação recente do ‘asteroide do Halloween’ nos lembram do motivo pelo qual precisamos permanecer vigilantes e manter nossos olhos para o céu, embora não existam ameaças de impacto conhecidas neste momento”, disse John Grunsfeld, da NASA, em um comunicado.

Se uma ameaça surgir no espaço exterior, o trabalho do PDCO será a comunicação de coordenação com o público, avaliar se há alguma coisa que podemos fazer sobre ele e coordenar esforços de resposta com a Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA, na sigla em inglês).

Tecnicamente a NASA fazeria todas essas coisas de qualquer maneira, mas a nova estrutura organizacional formaliza quem está no comando no caso de uma emergência de asteroides.

A NASA estima que tenha encontrado 90 por cento dos asteroides de tamanho quilométrico. Os asteroides de tamanho médio (aproximadamente com 137 metros de diâmetro) são mais difíceis de detectar, mas podem causar danos significativos.

Publicidade

Foram encontrados cerca de 40 por cento desses até agora, de acordo com Paul Chodas, do programa Asteroides Próximos da Terra, da NASA. Com os aumentos recentes no financiamento, a meta da NASA é rastrear 90 por cento desses asteroides de tamanho médio até 2020.

Adaptado de Sarah Fecht para o Popular Science.
Compartilhe:
Giovane Almeida
Sou baiano, tenho 17 anos e sou fascinado pelo Cosmos. Atualmente trabalho com a divulgação científica na internet — principalmente no Ciencianautas, projeto em que eu mesmo fundei aos 15 anos de idade —, com ênfase na astronomia e biologia.

Deixe seu comentário!

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.