(Créditos da imagem: Maurício Camargo/Eleven/Estadão Conteúdo).

Na próxima sexta-feira (27/07), ocorre o eclipse lunar mais longo do século, que deve durar pouco mais de 1h40min em sua fase total. O acontecimento deve gerar também a famosa e adorada “Lua de Sangue”.

Acompanhando a Lua, teremos a oposição de Marte, que ocorre a cada 26 meses, quando a Terra fica entre o planeta vermelho e o Sol.

O último eclipse lunar não pôde ser visto da América do Sul. Este novo eclipse, em compensação, pode ser observado por toda América do Sul, pela África, Ásia, Austrália e Europa.

Publicidade

Na América, o Brasil é o melhor país para se observar o eclipse, principalmente para quem mora no litoral.

A partir das 18h00min poderemos ver a Lua eclipsada. A sombra da Terra sairá por completo da Lua por volta de 20h30min.

Publicidade

Assista AO VIVO:

Referências:

  1. AEB. “Eclipse lunar total e oposição de Marte serão visíveis no céu do Brasil no final do mês”. Acesso em: 20 jul 2018.
Compartilhe:
Avatar
Mais um insignificante humano habitando um pálido ponto azul no vasto oceano cósmico circundante. Com minha ilusória auto-importância, característica humana, me aventuro pelo jornalismo científico. Apaixonado pela ciência desde criança, sou uma das poucas pessoas que como diz Carl Sagan, “passam pelo sistema com sua admiração e entusiasmo intactos”. Atualmente faço o ensino médio em uma ETEC e escrevo para o Ciencianautas.

1 comentário

Deixe seu comentário!

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.