O Sagittarius B2 está localizado a cerca de 100 anos-luz de distância do centro da Via Láctea. (Créditos da imagem: ESO).

O Sagittarius B2 é uma fascinante nuvem molecular localizada próxima ao centro da nossa galáxia.

A nuvem é particularmente curiosa porque contém uma concentração relativamente elevada de moléculas orgânicas. É um laboratório de química galáctico, uma característica que, se você tivesse um nariz que pudesse farejar no espaço, poderia torná-lo um dos lugares mais fedorentos da Via Láctea, relata o New Scientist.

Entre os fumos nocivos estão produtos químicos como o etileno glicol. Há também uma abundância de etanol, o que provavelmente faz com que a nuvem tenha o odor um pouco parecido com a respiração de um alcoólatra. O pior de tudo, porém, é o sulfeto de hidrogênio, que tem o cheiro inconfundível de ovos podres.

Publicidade

Nem todos os cheiros são horríveis, embora. Os cientistas também detectaram formiato de etilo, que tem um perfume frutado.

Os cientistas também encontraram amino acetonitrilo, um parente próximo do aminoácido mais simples, a glicina. A primeira detecção de uma molécula interestelar com um backbone de carbono ramificado também foi encontrado. Tomados em conjunto, isso parece indicar que aminoácidos complexos podem ser capazes de crescer no espaço.

Publicidade

“Temos cerca de 200 moléculas detectadas no meio interestelar”, disse Arnaud Belloche, do Instituto Max Planck, em Bonn, na Alemanha. “É incrível ver quão complexo é a química espacial”.

É possível que nuvens como Sagittarius B2 possam representar “berços da vida” na galáxia: fábricas químicas que produzem alguns dos blocos fundamentais da vida.

Adaptado de Bryan Nelson para o MNN.
Compartilhe:
Giovane Almeida
Sou baiano, tenho 18 anos e sou fascinado pelo Cosmos. Atualmente trabalho com a divulgação científica na internet — principalmente no Ciencianautas, projeto em que eu mesmo fundei aos 15 anos de idade —, com ênfase na astronomia e biologia.

Deixe seu comentário!

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.