(Créditos da imagem: Shutterstock/Victor Tangermann).

Uma equipe de cientistas da Universidade de Arkansas Medical Sciences testou com sucesso um laser que pode rastrear células cancerígenas e matá-las a partir de uma abordagem não invasiva.

Apesar de ser completamente não-invasiva, “esta tecnologia tem o potencial de inibir significativamente a progressão da metástase”, disse Vladimir Zharov, autor do artigo que foi publicado na Science Translational Medicine.

A ideia é matar as células cancerígenas antes que elas sejam capazes de metastatizar ou disseminar através do corpo — a principal causa de mortes relacionadas ao câncer.

Publicidade

Ao ligar o laser nas células tumorais circulantes, elas acabam captando muito mais energia de calor do que as células normais. O calor extra faz com que elas se expandam e colapsem.

“O uso de lasers revolucionou o diagnóstico e tratamento de doenças. No entanto, o tamanho dos lasers impediu seu uso em muitas aplicações médicas no nível celular”, disse Zharo em um comunicado.

Publicidade

E os resultados são promissores: “em um paciente, destruímos 96% das células tumorais”, informou Zharov.

Não é o primeiro dispositivo desse tipo, mas Zharov afirma que é o primeiro a ser testado em humanos. Dezenas de dispositivos tentaram algo semelhante, incluindo um dispositivo usado no pulso, montado por pesquisadores da Universidade de Michigan.

Mas o novo dispositivo tem outra grande vantagem: ele pode escanear um litro de sangue em uma hora — muito mais rápido do que os dispositivos concorrentes. [Futurism].

Referência:

  1. GALANZHA, Ekaterina I. et al. “In vivo liquid biopsy using Cytophone platform for photoacoustic detection of circulating tumor cells in patients with melanoma”; Science Translational Medicine, 2019. Acesso em: 17 jun. 2019.
Compartilhe:
Giovane Almeida
Sou baiano, tenho 18 anos e sou fascinado pelo Cosmos. Atualmente trabalho com a divulgação científica na internet — principalmente no Ciencianautas, projeto em que eu mesmo fundei aos 15 anos de idade —, com ênfase na astronomia e biologia.

Deixe seu comentário!

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.