(Créditos da imagem: iStock/Getty Images).

Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Washington, em St. Louis, nos Estados Unidos, afirmam que fizeram progressos significativos para o desenvolvimento de um exame de sangue que pode detectar o Alzheimer 20 anos antes dos primeiros sintomas aparecerem.

Eles esperam que o exame ajude no futuro acelerando o processo de triagem para potenciais participantes de ensaios clínicos, de acordo com o The New York Times — e, no processo, acelerar o caminho para um tratamento contra o Alzheimer.

“Neste momento, selecionamos pessoas para testes clínicos com exames cerebrais, o que é demorado e caro, e a inscrição de participantes leva anos”, disse Randall Bateman, professor de neurologia da Universidade de Washington e autor sênior do estudo, em um comunicado. “Mas com um exame de sangue, poderíamos potencialmente rastrear milhares de pessoas por mês.”

Publicidade

O exame de sangue mede os níveis de beta-amiloide, uma proteína que é encontrada no cérebro dos pacientes de Alzhheimer — um teste que atualmente pode ser realizado apenas através de um exame PET (que é muito caro).

Entretanto, o exame ainda não está pronto para se tornar um teste de diagnóstico completo: a taxa de sucesso do novo exame foi de apenas 88% em um experimento envolvendo 158 adultos com mais de 50 anos.

Publicidade

O teste pode, no entanto, ajudar os futuros profissionais da área de saúde a rastrearem a doença de Alzheimer em questão de anos — e quanto mais cedo os médicos puderem detectar sinais dessa “doença silenciosa”, melhor. [Futurism, Sociedade Científica].

Compartilhe:
Giovane Almeida
Sou baiano, tenho 18 anos e sou fascinado pelo Cosmos. Atualmente trabalho com a divulgação científica na internet — principalmente no Ciencianautas, projeto em que eu mesmo fundei aos 15 anos de idade —, com ênfase na astronomia e biologia.

1 comentário

  1. BEM……….EU FICO PENSANDO QUE SE ESSE EXAME DER CERTO, SERIA MUITO TRISTE EU SABER POR ANTECIPAÇÃO QUE VOU TER ALZHEIMER …………EU NÃO ESTARIA PREPARADA PARA RECEBER UMA NOTÍCIA DESSAS…….POSSO DIZER POR EXPERIÊNCIA (minha mãe passou 3 anos com essa doença) QUE FOI UMA DAS COISAS MAIS TRISTES QUE VÍ NA MINHA VIDA………..MAS POR OUTRO LADO SERIA BOM SE DESCOBRISSEM O TRATAMENTO E A CURA……………abçs

Deixe seu comentário!

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.