
A NASA divulgou novas imagens bastante surpreendentes da Nebulosa Pata de Gato (NGC 6334), uma região formadora de estrelas localizada a aproximadamente cinco mil anos-luz de distância da Terra, na Constelação de Escorpião.
As imagens foram registradas pelo Telescópio Espacial Spitzer da NASA e fazem parte do projeto Galactic Legacy Mid-Plane Survey Extraordinaire (GLIMPSE), que fez o mapa mais preciso da parte central da nossa galáxia.
A Nebulosa Pata de Gato possui cerca de 80 a 90 anos-luz de diâmetro e recebeu este nome por suas grandes feições redondas que se assemelham levemente com os dedos de felinos.

As regiões vermelhas brilhantes da imagem acima são quando as estrelas recém-nascidas esquentam o gás que as rodeia. As regiões verdes são onde as estrelas quentes colidiram com moléculas chamadas de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, e fizeram com que essas moléculas brilhassem. As regiões negras das duas imagens são, segundo a NASA, “regiões de gás e poeira tão densas que nem mesmo a luz infravermelha pode passar por elas” e podem até ser o berço de novas estrelas.