(Créditos da imagem: NASA/JPL/University of Arizona/University of Idaho).

Para a sua mais nova missão de ciência planetária, a NASA pretende pousar um drone na superfície de Titã, uma das luas de Saturno e alvo bastante importante na busca por vida extraterrestre.

A Dragonfly será o primeiro empreendimento desse tipo. O drone da NASA, equipado com instrumentos capazes de identificar moléculas orgânicas, deverá ser lançado em 2026 e chegará ao seu destino em 2034. Em seguida, ele voará para vários locais a centenas de quilômetros de distância.

“A ciência é convincente e a missão é ousada”, disse Thomas Zurbuchen, administrador associado da NASA. “Estou convencido de que agora é a hora certa para fazer isso.”

Publicidade

Por que Titã?

Titã é maior que o planeta Mercúrio e é tão geograficamente diverso quanto a Terra. Ele apresenta uma atmosfera rica em metano, montanhas de gelo e possui os únicos mares superficiais do Sistema Solar ao lado da Terra.

Mas em Titã os rios e lagos estão cheios de hidrocarbonetos líquidos. Se a lua abrigar a água, ela deve existir em um oceano escondido sob a crosta congelada.

Publicidade

“É um mundo totalmente diferente do nosso, mas sabemos que tem todos os ingredientes necessários para a vida”, disse Lori Glaze, diretora da divisão científica da NASA.

Os complexos anéis e cadeias de carbono de Titã são fundamentais para muitos processos biológicos básicos e podem se assemelhar aos blocos de construção a partir dos quais a vida na Terra evoluiu.

Segundo Glaze, a Dragonfly fornecerá a oportunidade de descobrir os processos que estavam presentes na Terra primitiva e possivelmente até mesmo as condições que podem abrigar a vida hoje. [ScienceAlert].

Compartilhe:
Giovane Almeida
Sou baiano, tenho 18 anos e sou fascinado pelo Cosmos. Atualmente trabalho com a divulgação científica na internet — principalmente no Ciencianautas, projeto em que eu mesmo fundei aos 15 anos de idade —, com ênfase na astronomia e biologia.

1 comentário

  1. Uma lua grande, cheia de diversidade, e atividade geológica.. porém de baixa gravidade e densidade, ainda assim é um mundo interessante a ser estudado e entendido..

Deixe seu comentário!

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.