(Créditos da imagem: NASA).

Há 54 anos, em 1965, na época um jovem astronauta, aos 31 anos de idade, Aleksei (ou Alexei) Leonov se tornava o primeiro ser humano a fazer uma caminhada espacial, em plena Corrida Espacial, que na época estava sendo liderada pela União Soviética.

Para realizar a missão, à bordo da nave Voskhod 2, Aleksei passou 18 meses em treinamento em falta de gravidade. Sua caminhada durou, no total, 12 minutos, e ele se afastou cerca de 5 metros da nave. No total, somando todas as suas missões, ele passou pouco mais de 7 dias no espaço.

Em uma vida nada calma, escapou da morte algumas vezes. Após sua caminhada espacial, seu traje inflou, o que dificultou seu retorno para a nave; apesar disso, ele conseguiu regressar. No dia seguinte, para aterrissar, o sistema automático da Voskhod 2 falhou e Leonov e seu parceiro foram obrigados a assumir o controle manual da nave. Apesar do grande impacto, o pouso foi um sucesso, pois ambos sobreviveram. Aguardando o resgate, que chegou só no segundo dia, enfrentaram um frio de -30° C e o risco de ataques de ursos.

Publicidade

Em 1969, foi vítima, por engano, de um atentado, que deveria ser direcionado a um líder russo chamado Leonid Brezhnev. Junto a Aleksei estavam outros cosmonautas, como  Valentina Tereshkova, a primeira mulher a caminhar no espaço, que estavam indo para um evento.

Na última sexta feira (11), Aleksei Leonov morreu, aos 85 anos. “A gerência e os funcionários da Corporação Estatal expressam profundas condolências aos parentes e amigos de Alexei Arkhipovich”, disse a Roscosmos, agência espacial Russa. Uma cerimônia de despedida ocorrerá no dia 15 no cemitério militar de Mytishchi. [Roscosmos/Sputinik Brasil].

Publicidade
Compartilhe:
Avatar
Mais um insignificante humano habitando um pálido ponto azul no vasto oceano cósmico circundante. Com minha ilusória auto-importância, característica humana, me aventuro pelo jornalismo científico. Apaixonado pela ciência desde criança, sou uma das poucas pessoas que como diz Carl Sagan, “passam pelo sistema com sua admiração e entusiasmo intactos”. Atualmente faço o ensino médio em uma ETEC e escrevo para o Ciencianautas.

Deixe seu comentário!

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.