(Créditos da imagem: Reuters).

O Ministério do Meio Ambiente anunciou que todas as operações de combate ao desmatamento ilegal na Amazônia legal, como também para as operações de combate às queimadas no Pantanal e outras regiões do país, serão interrompidas  a partir desta segunda-feira (31). De acordo com a pasta, a suspensão é resultado do bloqueio financeiro efetuado pela Secretaria de Orçamento Federal.

“Segundo informado ao MMA pelo Secretário Esteves Colnago do Ministério da Economia, o bloqueio atual de cerca de R$ 60 milhões de reais para IBAMA e ICMBIO foi decidido pela Secretaria de Governo/SEGOV e pela Casa Civil da Presidência da República e vem a se somar à redução de outros R$ 120 milhões já previstos como corte do orçamento na área de meio ambiente para o exercício de 2021”, diz a pasta.

“As operações que serão afetadas já na 2.feira (31/08) compreendem, no âmbito do combate às queimadas no IBAMA, a desmobilização de 1.346 brigadistas, 86 caminhonetes, 10 caminhões e 4 helicópteros. Nas atividades do IBAMA relativas ao combate ao desmatamento ilegal serão desmobilizados 77 fiscais, 48 viaturas e 2 helicópteros. No âmbito do ICMBIO, nas operações de combate ao desmatamento ilegal serão desmobilizados 324 fiscais, além de 459 brigadistas e 10 aeronaves Air Tractor que atuam no combate às queimadas”, acrescenta o Ministério.

Com informações do UOL.