(Créditos da imagem: Kevin Gill).

As eras geológicas demarcam as fases do planeta, com fatores que vão da disposição dos continentes, clima, rochas, etc.

A Comissão Internacional de Estratigrafia (ICS, na sigla em inglês) anunciou que estamos em uma nova era geológica, após dividir o Holoceno em três eras: Groenlândia, Northgrippian e Meghalayan, divisão que também foi aprovada pela União Internacional de Ciências Geológicas (IUGS).

A divisão do Holoceno já tinha sido proposta em 1977, mas na época foi recusada. Na divisão agora aprovada, a Era Groenlândia vai de 11.700 a 8.326 anos atrás e a Northgrippian vai de 3.326 a 4.2000 anos atrás.

Com início há 4.200 anos, a Meghalaya, ou Megalayan, no inglês, é a era geológica que se iniciou com uma enorme seca que abalou grandes civilizações, como no Egito, Grécia, Mesopotâmia, Vale do rio Indo e China.

Uma era geológica é aceita e datada se identificada em rochas. É daí que vem o nome, já que mediram os isótopos de rochas em cavernas no estado de Meghalaya, na Índia. Segundo Mike Walker, da Universidade de Gales, “A mudança isotópica reflete uma redução de 20 a 30% nas chuvas de monções”.

Publicidade

“Essas subdivisões do Holoceno são baseadas inteiramente em evidências físicas [climáticas e ambientais], enquanto qualquer designação do Antropoceno como uma nova unidade dentro da escala geológica seria inteiramente baseada em evidências de impacto humano”, disse Walker à BBC britânica.

A nova era não foi um consenso geral, com alguns cientistas se opondo graças às discussões de uma nova era baseada na atividade humana, o Antropoceno. Muitos cientistas dizem que, apesar das inquestionáveis mudanças causadas pelo ser humano no planeta, há uma escassez de evidências geológicas para que o Antropoceno seja aceito.

Referências:

  1. AMOS, Jonathan. “Welcome to the Meghalayan Age – a new phase in history”; BBC. Acesso em: 18 jul. 2018.
  2. GABATISS, Josh. “‘Meghalayan Age’ announced as official new chapter in Earth’s history”; Independent. Acesso em: 18 jul. 2018
  3. PINKSTONE, Joe.“Welcome to the Meghalayan Age: Scientists have classified an entirely-new phase of geological history (and we’re living through it right now!)”; Daily Mail. Acesso em: 18 jul. 2018
Compartilhe:
Mais um insignificante humano habitando um pálido ponto azul no vasto oceano cósmico circundante. Com minha ilusória auto-importância, característica humana, pretendo seguir carreira no jornalismo científico. Apaixonado pela ciência desde criança, sou uma das poucas pessoas que como diz Carl Sagan, “passam pelo sistema com sua admiração e entusiasmo intactos”. Atualmente faço o ensino médio em uma ETEC e escrevo para o Ciencianautas.

Deixe seu comentário!

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.