Concepção artística da Insight em solo marciano. (Créditos da imagem: NASA/JPL-Caltech).

Desde a década de 1960, diversas missões foram lançadas para Marte. Algumas não obtiveram sucesso, outras cumpriram perfeitamente a missão pela qual foram designadas.

Agora em 2018, uma nova missão realizará outra viagem ao planeta Marte. A Insight, fabricada pela Lockheed Martin, será lançada no dia 5 de maio pelo foguete Atlas V na Base da Força Aérea de Vandenberg, nos Estados Unidos. Apesar de ser mais uma de muitas missões, sua pesquisa é inédita e nos ajudará a entender melhor o passado e a formação do planeta vermelho. Junto com a sonda será enviado um CubeSat — o primeiro CubeSat em outro planeta —, que terá a função de melhorar a comunicação Terra-Marte.

Algo bastante interessante que a NASA fez foi possibilitar o cadastramento de nossos respectivos nomes a partir de um website. Os nomes cadastrados no site foram gravados em um chip que será deixado em Marte. Infelizmente, para quem não ficou sabendo, o prazo já acabou.

Publicidade

O lander Insight — lander é um equipamento que pousa e faz suas pesquisas dali, sem se locomover — será a primeira missão a estudar o interior de Marte. Será mais ou menos como um checkup médico, pois a missão medirá o “pulso”, a “temperatura” e os “reflexos” do planeta. Entenda melhor:

O lander Insight levará consigo um sismômetro, que irá detectar vibrações de origens vulcânicas, de impactos de objetos, etc. Com os dados recolhidos pelo sismômetro, os cientistas poderão observar a estrutura interna marciana.

Publicidade

O lander também levará consigo um equipamento para medir o calor do interior marciano. Esse termômetro, que penetrará cerca de cinco metros no solo marciano, nos mostrará a quantidade de calor fluindo por dentro do planeta.

O equipamento RISE, cuja sigla em inglês significa “Experiência de Rotação e Estrutura do Interior“, utilizará a banda-X de rádio do lander para fazer medições extremamente precisas da rotação de Marte, e com isso os cientistas poderão analisar a composição e o comportamento do núcleo interno de Marte.

A Insight é a primeira missão a estudar o interior do planeta vermelho. Com todos os dados recolhidos pelo lander, poderemos ter uma compreensão enorme do interior e da formação de Marte. Será possível entender também o passado não só de Marte, mas de todos os planetas rochosos dentro e fora do Sistema Solar.

O nome da sonda não é a palavra em inglês insight (que significa discernimento, percepção), mas sim uma abreviação para Interior Exploration using Seismic Investigations, Geodesy and Heat Transport.

Referências:

  1. NASA. “Key Facts About NASA’s InSight Lander”. Acesso em: 02 mai. 2018.
  2. NASA. “Studying the Reflexes of Mars”. Acesso em: 02 mai. 2018.
  3. NASA. “Taking the Temperature on Mars”. Acesso em: 02 mai. 2018.
  4. NASA. “Measuring the Pulse of Mars”. Acesso em: 02 mai. 2018.
Compartilhe:
Avatar
Mais um insignificante humano habitando um pálido ponto azul no vasto oceano cósmico circundante. Com minha ilusória auto-importância, característica humana, me aventuro pelo jornalismo científico. Apaixonado pela ciência desde criança, sou uma das poucas pessoas que como diz Carl Sagan, “passam pelo sistema com sua admiração e entusiasmo intactos”. Atualmente faço o ensino médio em uma ETEC e escrevo para o Ciencianautas.

Deixe seu comentário!

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.