Imagem composta mostra a Terra e a Lua vistas de Marte. (Créditos: NASA/JPL-Caltech/Uni. do Arizona).

A imagem acima mostra a Terra e a Lua vista de Marte, a 205 milhões de quilômetros de distância. Ela foi registrada pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), que está atualmente em órbita do Planeta Vermelho. A imagem é tão detalhada que você pode distinguir continentes e nuvens em nosso planeta.

“A característica avermelhada no meio da imagem da Terra é a Austrália”, disse a NASA em um comunicado. “O sudeste asiático aparece como a área avermelhada (devido à vegetação) perto do topo”.

Embora mostre a Terra e a Lua juntas, a imagem é composta por quatro fotos registradas em 20 de novembro de 2016 pela câmera HiRISE da sonda. A Lua é muito mais escura do que a Terra, por conta disso não seria visível na mesma imagem por causa da escala de brilho da Terra.

A câmera HiRISE tem a maior lente telescópica que já foi enviada para o espaço profundo, medindo 0,5 metro de diâmetro. Isso é suficiente para registrar a superfície de Marte com uma resolução de cerca de 0,3 metro por pixel.

Adaptado de Jonathan O’Callaghan para o IFLScience.
Compartilhe:
Giovane Almeida
Sou baiano, tenho 17 anos e sou fascinado pelo Cosmos. Atualmente trabalho com a divulgação científica na internet — principalmente no Ciencianautas, projeto em que eu mesmo fundei aos 15 anos de idade —, com ênfase na astronomia e biologia.

Deixe seu comentário!

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.