Neil Armstrong na Lua em 1969. (Créditos da imagem: NASA).

16 de julho é a data em que a missão Apollo 11, de 1969, completa 40 anos de lançamento. É nessa missão em que o homem pisou pela primeira vez na Lua, e o Google Earth fez um mapa interativo para comemorar o feito.

Durante essa época, no auge da Guerra Fria, havia uma corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética. A meta era ser superior ao outro na exploração espacial. 

Até então a União Soviética vencia a corrida, sendo o primeiro país a lançar um satélite, a primeira a lançar um ser vivo para o espaço, a primeira a lançar um humano e a primeira a orbitar a Lua.

Publicidade

Enquanto perdiam todas essas etapas, os americanos perceberam que deviam focar em pousar na Lua antes dos Soviéticos. Foi então que o presidente John F. Kennedy instituiu a meta de chegar no satélite natural ainda na década de 60.

Após perder todas as outras metas, como sabemos, os Estados Unidos conseguiram chegar primeiro na Lua, no dia 20 de julho de 1969.

Publicidade

Para acessar o mapa interativo clique aqui.

Compartilhe:
Avatar
Mais um insignificante humano habitando um pálido ponto azul no vasto oceano cósmico circundante. Com minha ilusória auto-importância, característica humana, me aventuro pelo jornalismo científico. Apaixonado pela ciência desde criança, sou uma das poucas pessoas que como diz Carl Sagan, “passam pelo sistema com sua admiração e entusiasmo intactos”. Atualmente faço o ensino médio em uma ETEC e escrevo para o Ciencianautas.

Deixe seu comentário!

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.