Conjunção entre a Lua e Júpiter. (Créditos da imagem: Stellarium).

Você já deve estar cansado de ouvir que os planetas estão separados a milhares de quilômetros de nós, o que é verdade, Júpiter atualmente está a 650 milhões de quilômetros, Marte a 245 milhões, Mercúrio a 60 milhões etc. No entanto, apesar da distância enorme, um fenômeno astronômico permite que os vejamos aparentemente juntinhos no céu terrestre: a conjunção planetária.

Na astronomia, o fenômeno de conjunção acontece quando dois ou mais astros formam uma configuração no céu da Terra que os fazem parece estarem próximos um do outro quando, na verdade, não passa de apenas uma ilusão. Esse tipo de evento astronômico ganha destaque pela facilidade observação, afinal, não necessita de quaisquer equipamentos para ser visto.

Na noite deste domingo, 16/06, a Lua cheia e Júpiter vão aparecer dessa forma no céu às 18h (horário de Brasília). Os dois astros estão separados por milhões de quilômetros, mas vão estar abraçados no céu da Terra. Eles estarão visíveis a noite inteira, incluindo o gigante gasoso com um brilho impressionante pois estamos na época de oposição, em que a face do planeta virada para nós fica 100% iluminada pelo Sol.

Publicidade
Compartilhe:
Avatar
Sou natural de Conceição do Coité, na Bahia e atualmente trabalho com a divulgação científica na internet, principalmente nas páginas Universo Racionalista e Mistérios do Espaço.

Deixe seu comentário!

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.