Conjunção entre a Lua e os planetas Júpiter e Saturno. (Créditos da imagem: Stellarium).

Você provavelmente sabe que os planetas estão separadas por milhões de quilômetros uns dos outros, o que é verdade. O planeta Júpiter está a mais de 655 milhões de quilômetros de distância da Terra neste momento, e Saturno está a mais de 1 bilhão e 300 milhões de quilômetros de distância. No entanto, apesar da distância enorme, um fenômeno astronômico permite que os vejamos aparentemente juntinhos no céu terrestre: a conjunção planetária.

Na noite de hoje será possível observar a Lua e os planetas Júpiter e Saturno bem juntinhos no céu. Este fenômeno ganha destaque pela facilidade de observação, afinal, não necessita de quaisquer equipamentos para ser visto.

Para observar o fenômeno, basta olhar para cima, na constelação de Sagitário, a partir das 18h15. Não é necessário nenhum equipamento para observar, mas com a ajuda de um telescópio ou binóculos você poderá ver os anéis de Saturno e alguns satélites naturais de Júpiter. E por mais simples que possa parecer, este evento é o momento ideal para parar um pouco e observar a imensidão do Universo. Boas observações!