Sequência de imagens mostra um trânsito de Mercúrio por sobre o disco solar. (Créditos da imagem: NASA).

Marcelo Zurita | Folha Patoense — No próximo dia 11 de novembro, ocorrerá um daqueles eventos astronômicos que a gente não pode perder de jeito nenhum: o Trânsito de Mercúrio.

Ele ocorre no momento em que o planeta, durante sua trajetória pelo Sistema Solar, passa exatamente em frente ao Sol, gerando assim uma espécie de “mini-eclipse”. É algo tão raro que, se perdermos essa oportunidade, só teremos a chance de observá-lo novamente em 2032.

O trânsito terá início às 09h35 da manhã, quando os observadores atentos, e com telescópios apropriados, poderão ver o menor planeta do Sistema Solar entrando em frente ao Sol. Às 12h19, ocorrerá o ápice do trânsito, que é quando o planeta estará mais próximo ao centro do Sol. O final do trânsito ocorrerá às 15h04, quando Mercúrio deixará totalmente o disco solar.

Publicidade
(Créditos da imagem: Reprodução).

Observações na Paraíba

Como o fenômeno ocorre na Semana Mundial da Astronomia nas Escolas, promovida pela União Astronômica Internacional, a Associação Paraibana de Astronomia resolveu montar pontos de observação desse fenômeno em algumas escolas da Paraíba. Até o momento já estão confirmadas atividades nas seguintes escolas:

  • Argentina P. Gomes, em João Pessoa;
  • Liceu Paraibano, em João Pessoa;
  • IFPB – Campus I, em João Pessoa;
  • Melquiades Vilar, em Taperoá;
  • Engenheiro José D’Avila Lins, em Bayeux;
  • Enéas de Carvalho, em Santa Rita;
  • Moacir Dantas, em Maturéia.

A observação nas escolas será apenas para os estudantes. Para o público em geral, também haverá uma observação pública em João Pessoa,  na Estação Cabo Branco, que abrirá na segunda feira especialmente para o evento.

Publicidade

A observação na Estação Cabo Branco irá ocorrer das 09h às 15h desta segunda, 11 de novembro. Lá, serão disponibilizados telescópios com filtros especiais para observação em total segurança. O evento é gratuito e aberto ao público de todas as idades. Em Maturéia, no Sertão do estado, também será organizada uma observação pública em frente à Escola Estadual Moacir Dantas. A atividade deve se iniciar às 9h da manhã e se estender até às 15h30. Apesar da atividade ser realizada em frente à escola, ela será aberta à toda a comunidade interessada.

Cuidados com a observação

Como o planeta é muito pequeno, é algo que só pode ser visto através de telescópios, mas cuidado, não é qualquer telescópio.

É extremamente perigoso apontar qualquer tipo de equipamento óptico diretamente para o Sol. Dependendo do caso, apenas uma fração de segundo é suficiente para causar danos permanentes à visão e até mesmo cegueira.

Também recomendamos que nunca se olhe diretamente para o Sol. Chapas de raio-X, filmes fotográficos, óculos de sol e vidros escuros não funcionam. Algumas vezes podem até dar uma sensação de proteção, mas esses métodos improvisados não bloqueiam a luz ultra-violeta, que é extremamente nociva para nossa visão.

Este texto foi originalmente publicado por Folha Patoense. Leia o original aqui.

Assista ao vivo:

Publicidade

Compartilhe:
Ciencianautas
O Ciencianautas tem como objetivo popularizar a ciência de forma que ela seja acessível para todos.

Deixe seu comentário!

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.