(Créditos da imagem: Goddard Space Flight Center/NASA).

History — Um estagiário da NASA de apenas 17 anos realizou uma façanha incrível durante seu terceiro dia de trabalho. Wolf Cukier simplesmente descobriu um planeta com duas estrelas a 1.300 anos-luz da Terra na constelação de Pictor. O jovem fez a descoberta enquanto examinava dados do TESS (sigla em inglês para Satélite de Pesquisa de Exoplaneta em Transição).

Fã de Star Wars, Wolf Cukier começou a estagiar no Goddard Space Flight Center da NASA em 2019, após terminar seu primeiro ano na Scarsdale High School, em Nova York. Sua função era examinar as variações no brilho das estrelas captadas pelo TESS. Agora, o jovem pretende seguir carreira no campo da astronomia.

“Cerca de três dias após o estágio começar, observei o sinal de um sistema chamado TOI 1338. No começo, pensei que fosse um eclipse estelar, mas na verdade era um planeta, disse Cukier. O TOI 1338 b, como foi batizado, é o primeiro planeta circumbinário (que orbita duas estrelas) observado pelo TESS. Uma das estrelas é cerca de 10% mais massiva que o nosso Sol, enquanto a outra é mais fria, mais escura e tem apenas um terço da massa do Sol.

Cerca de 6,9 vezes maior que a Terra, o TOI 1338 b é o único planeta conhecido no sistema TOI 1338. Suas duas estrelas orbitam entre si cada 15 dias. Como o TOI 1338 b orbita quase exatamente no mesmo plano que as estrelas, o planeta experimenta eclipses estelares regulares.

Assinado por Cukier e por seus colegas cientistas, o estudo sobre a descoberta está sendo avaliado para ser publicado em uma revista científica.

Este texto foi originalmente publicado por History. Leia o original aqui.