Você sabia que você pode voar sobre a superfície de Titã com um par de asas caseiros? Bem, você poderia. Descubra o porquê e mais, nesses incríveis fatos.

Continua após a publicidade

1. Você poderia voar no seu céu

A espessa atmosfera de Titã, a baixa gravidade (menor que da nossa Lua) e uma pressão de superfície razoável (50% da Terra) permitem que, ao se debater num par de asas amarradas aos seus braços, você poderia voar em seu céu sem mais esforço do que faria para andar.

2. É o único outro mundo com líquido (que conhecemos até o momento)

Além da Terra, Titã é o único mundo que conhecemos que tem líquidos em sua superfície. Estes são na forma de lagos e rios compostos de hidrocarbonetos líquidos, incluindo o Ontario Lacus  um lago de 240 quilômetros de comprimento no hemisfério sul de Titã.

3. É maior do que Mercúrio

Titã é considerado uma das luas com maior tamanho em diâmetro (atrás da lua Ganimedes, de Júpiter) e chega a ser maior que Mercúrio. Possui mais de oito mil quilômetros de largura, e é significativamente mais maciço do que as 61 outras luas conhecidas de Saturno, todas combinadas.

Continua após a publicidade

4. Tem um sistema climático parecido com a Terra

Os líquidos em Titã passam por um ciclo semelhante à água aqui na Terra. O metano líquido evapora da superfície, formando nuvens extremamente grossas nos céus, antes de eventualmente chover e reabastecer os lagos e rios no terreno.

5. Nós já pousamos sobre ela, e pousaremos novamente

A nave espacial Cassini levava consigo a sonda Huygens, que aterrou em Titã (o nosso único pouso no Sistema Solar exterior) em 14 de janeiro de 2005. Há propostas em discussão para um outro patamar, desta vez possivelmente usando um tipo de submarino.

Com informações do Space Answers.