Você sabia que é possível voar sobre a superfície de Titã com um par de asas caseiras? Descubra o porquê e outros fatos fascinantes a seguir:

Em primeiro lugar, você poderia voar no céu de Titã. A densa atmosfera dessa lua, combinada com sua baixa gravidade (menor que a da nossa Lua) e uma pressão de superfície razoável (50% da da Terra), permite que, com um par de asas preso aos seus braços, você possa voar sem muito esforço — como se estivesse caminhando.

Além disso, é o único outro mundo que conhecemos com líquidos em sua superfície. Esses líquidos formam lagos e rios de hidrocarbonetos, como o Ontario Lacus, um lago de 240 km de extensão localizado no hemisfério sul de Titã.

Curiosamente, Titã também é maior que Mercúrio. Com mais de 8 mil quilômetros de largura, é uma das maiores luas do Sistema Solar, ficando atrás apenas de Ganimedes, de Júpiter. Ela também tem mais massa que todas as outras 61 luas conhecidas de Saturno somadas.

Outro fato interessante é que Titã possui um clima semelhante ao da Terra. No lugar da água, o metano líquido evapora, formando nuvens densas no céu, que eventualmente provocam chuvas, reabastecendo os lagos e rios de sua superfície.

Por fim, já pousamos em Titã, e há planos para voltar. Em 14 de janeiro de 2005, a sonda Huygens, transportada pela nave Cassini, aterrissou em Titã, sendo o único pouso realizado no Sistema Solar exterior. Existem propostas para uma nova missão, que pode incluir um submarino para explorar suas misteriosas paisagens.

Com informações do Space Answers.