(Créditos da imagem: Martynasfoto/iStock).

Após anos de estudo, pesquisadores do American Gene Technologies enviaram para a Food and Drug Administration (FDA) um documento de quase mil páginas que, de acordo com eles, descreve a cura para o HIV.

Aproximadamente 1,1 milhão de pessoas nos Estados Unidos têm o HIV. Já no Brasil, cerca de 866 mil pessoas vivem com o vírus.

Desde o final dos anos 80, pouquíssimos medicamentos anti-retrovirais conseguiram restaurar uma qualidade de vida semelhante a de uma pessoa que não vive com a doença. No entanto, mesmo com inúmeros avanços médicos, nenhum tratamento realmente cura o HIV. Ainda assim, três pacientes alcançaram a regressão de longo prazo.

Publicidade

O novo medicamento de dose única tem um objetivo simples: erradicar o HIV de uma vez por todas, para dar qualidade de vida àqueles que têm a doença.

“Estamos fazendo isso com um objetivo”, disse Irene Tennant, vice-presidente de Desenvolvimento Clínico e Assuntos Regulatórios. “Melhorando a vida das pessoas, diminuindo o sofrimento delas e aumentando a sobrevida. Quero dizer, é por isso que estamos aqui.”

Publicidade

“Queremos tirar essas pessoas do escuro e devolvê-las à vida normal”, disse o CEO da American Gene Technologies, Jeff Galvin. “Nós vemos isso como extremamente importante, precisamos mover essas pessoas do controle anti-retroviral para a imunidade permanente e achamos que nosso projeto pode ser capaz de fazer isso.”

Ainda não há muitas informações sobre o novo medicamento, mas a AGT deve receber respostas da FDA antes do final do ano e, caso seja aprovado, os pesquisadores irão iniciar a primeira fase de ensaios clínicos em pacientes no início de 2020. [News WKRG/Sociedade Científica].

Compartilhe:
Giovane Almeida
Sou baiano, tenho 18 anos e sou fascinado pelo Cosmos. Atualmente trabalho com a divulgação científica na internet — principalmente no Ciencianautas, projeto em que eu mesmo fundei aos 15 anos de idade —, com ênfase na astronomia e biologia.

Deixe seu comentário!

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.