(Créditos da imagem: SpaceX).

Há quase 10 anos os Estados Unidos perderam o acesso humano ao espaço. Desde que os ônibus espaciais foram aposentados, em 2011, os astronautas da NASA são levados ao espaço pela Soyuz, nave russa. No entanto, a SpaceX, à frente de suas concorrentes, deve mudar isso — e com classe, já que a Dragon e o traje espacial da SpaceX são muito bonitos e possuem um ar de modernidade.

A empresa do bilionário sul-africano Elon Musk conseguiu acoplar com sucesso no último domingo (3) a nave Crew Dragon na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), lançada pelo famoso foguete Falcon 9. A nave, com espaço para 7 passageiros, não estava tripulada, pois ainda foi uma missão de teste.

Após as escotilhas se abrirem, houve uma cerimônia de homenagem à nave. O astronauta canadense David Saint-Jacques disse que “foi uma coisa linda de se ver. Hoje damos boas-vindas a uma espaçonave novinha em folha para a estação espacial e uma grande novidade na caixa de ferramentas que temos para os seres humanos para uma exploração espacial mais além. Este é um bom dia, um primeiro dia de uma nova era para a próxima geração de exploradores espaciais”.

Publicidade

O bom humor característico de Musk esteve presente no lançamento, como se pode observar no tweet abaixo.

Publicidade

“Super indicador de gravidade zero de alta tecnologia adicionado [à nave] pouco antes do lançamento”, diz o tweet.

O “super indicador de gravidade zero de alta tecnologia” se trata apenas de um boneco de pelúcia no formato do planeta Terra. Como tudo flutua em um ambiente de microgravidade, o boneco flutuou.

O próximo passo é a nave aterrissar com sucesso. O desacoplamento da ISS deve ocorrer na quinta-feira.

“Já faz 17 anos — ainda não lançamos ninguém — mas esperamos que o façamos em meados deste ano”, disse Musk. “Isso seria definitivamente a culminação de um longo sonho para mim e para muitas outras pessoas da SpaceX.”

Musk também revelou seu desejo de levar turistas ao espaço. “Seria muito legal se as pessoas fossem para a estação espacial em um veículo americano também; acho que isso é algo que faremos, e a NASA apoia muito essa ideia.

Publicidade

Um lançamento tripulado da SpaceX deve ocorrer em julho, com os astronautas  Bob Behnken e Doug Hurley a bordo. Os astronautas elogiaram a simplicidade dos controles da nave.

Fonte:Business Insider
Compartilhe:
Avatar
Mais um insignificante humano habitando um pálido ponto azul no vasto oceano cósmico circundante. Com minha ilusória auto-importância, característica humana, me aventuro pelo jornalismo científico. Apaixonado pela ciência desde criança, sou uma das poucas pessoas que como diz Carl Sagan, “passam pelo sistema com sua admiração e entusiasmo intactos”. Atualmente faço o ensino médio em uma ETEC e escrevo para o Ciencianautas.

Deixe seu comentário!

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.