(Créditos da imagem: NASA).

Já pensou em navegar por suas redes sociais, ver vídeos ou ler um artigo do Ciencianautas a partir da Lua? Pois bem, não é exatamente isso que acontecerá, mas quem sabe em um futuro não tão distante possa ser possível (brincadeiras à parte).

A multinacional de telecomunicações Vodafone, a Nokia, a Audi e o grupo alemão de cientistas PTScientists firmaram um acordo para criar uma rede de internet 4G na Lua, podendo fazer com que o rover Audi Lunar Quattro envie dados científicos e vídeos da superfície lunar em alta definição para a Terra.

A Audi lançará um veículo à Lua junto com a PTScientists. Elas estão responsáveis pela construção do rover. A Vodafone e a Nokia estão responsáveis pelo sistema 4G. Tudo isso será lançado pelo famoso foguete Falcon 9 em 2019.

Publicidade
Concepção artística do Rover Audi Lunar Quattro. (Créditos da imagem: Audi AG).

“Esse é o primeiro passo crucial para a exploração sustentável do sistema solar”, disse Robert Böhme, CEO e fundador da PTScientists. “Para que a humanidade deixe o berço da Terra, precisamos desenvolver infraestruturas além do nosso planeta natal. Na Lua nós vamos estabelecer e testar os primeiros elementos de uma rede dedicada de comunicações”.

Segundo a Reuters, um dos executivos envolvidos no projeto disse que não optaram pela rede 5G porque ela ainda está em fase de testes e pode apresentar problemas de instabilidade. O 4G é amplamente utilizado no mundo hoje, então o conhecemos bem. O sistema 4G que acompanhará o rover tem apenas um quilograma.

Publicidade

Referência:

  1. Nokia. “Nokia is selected by Vodafone to be its technology partner for Mission to the Moon project”. Acesso em: 1 mar 2018.
Compartilhe:
Avatar
Mais um insignificante humano habitando um pálido ponto azul no vasto oceano cósmico circundante. Com minha ilusória auto-importância, característica humana, me aventuro pelo jornalismo científico. Apaixonado pela ciência desde criança, sou uma das poucas pessoas que como diz Carl Sagan, “passam pelo sistema com sua admiração e entusiasmo intactos”. Atualmente faço o ensino médio em uma ETEC e escrevo para o Ciencianautas.

1 comentário

  1. Que notícia maravilhosa estamos caminhando para o futuro realmente. Sinceramente esta é uma ótima notícia.

Deixe seu comentário!

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.