(Créditos da imagem: Reprodução).

O empreendedor, filantropo e visionário Elon Musk é hoje uma das personalidades do mundo dos negócios mais admiradas por profissionais e estudantes.

E, apesar de atuar no setor de tecnologia, é inspiração também fora da área. Isso porque sua trajetória reflete muita consistência no caminho percorrido em direção aos seus objetivos, por meio da obtenção do conhecimento necessário para tanto e de uma ideia clara de seus pontos fortes e onde aplicá-los. Mas também devido ao seu pensamento futurista, sempre em busca de soluções para problemas que, muitas vezes, ainda nem existem.

Nascido em Pretória em 1971, Musk desde jovem superou obstáculos, como a criação fria e rígida do seu pai e o bullying constante na escola, para desabrochar sua genialidade ao aprender soz/?partner_id=4742d0b1inho sobre programação de computador em três dias. Formou-se em Economia Física e fundou startups, ou empresas emergentes baseadas em tecnologia, como a Zip2 e PayPal, garantindo seu status de bilionário antes dos 30 anos de idade.

Inspiração para Hollywood

Não é mera coincidência se a descrição do perfil de Musk soa familiar, afinal, a história do empresário é muito parecida com a do personagem Tony Stark, o Homem de Ferro dos filmes da Marvel.

Publicidade

O super-herói, vivido por Robert Downey Jr. nas telas de cinema, assim como Elon, é um inventor, empresário e engenheiro.

Atualmente, Musk vislumbra revolucionar a humanidade e se dedica em “viabilizar o futuro”:

  1. Comanda as empresas Space X, cujo o foco é em voos comerciais para a Lua e Marte (que enviou em 2018 um carro para o espaço);
  2. A Tesla Motors, que fabrica carros elétricos;
  3. SolarCity, produtora de painéis solares para gerar energia sustentável;
  4. E a Hyperloop, focada em transporte urbano em túneis de alta velocidade.

Dadas as credenciais, fica claro que Musk tem muito a ensinar sobre metas de crescimento em sua carreira. Por isso, separamos 5 conselhos do empresário não apenas para se inspirar, mas também para seguir como um guia para trajetória profissional:

    1. Tenha um objetivo útil
      Quando pensar no seu objetivo, seja ele grande ou pequeno, pergunte-se: qual é a utilidade do meu propósito? Ele beneficia as pessoas, melhora as condições de vida de uma comunidade, ou é apenas diferente? Afinal, de que serve uma ideia que não gera mudanças positivas?
    2. Fuja de ideias delirantes
      Fácil se enfeitiçar por ideias que parecem brilhantes, não é mesmo? Mas evite devaneios. Atenha-se à realidade e esteja aberto às críticas e feedbacks de pessoas que respeita e confia.
    3. Trabalhe duro
      Pode soar como um conselho repetitivo de pessoas bem-sucedidas, mas crucial para qualquer empreendimento. Concentre-se no seu objetivo profissional, dedique-se, participe de palestras, leia livros e artigos sobre o assunto, ganhe o máximo de experiência de toda oportunidade.
    4. Não tema o fracasso
      Musk acredita que o fracasso faz parte do processo e é valiosa fonte de conhecimento, além de estimulante para a inovação.
    5. Exercite seu poder de escolha
      Você não precisa se conformar com a forma como as coisas funcionam. Seu poder de escolha é real e depende de você fazer a diferença para sua carreira. Estar acima da média e realizar feitos extraordinários é, sim, questão de escolha!

      A ideia de Elon Musk sobre sucesso na carreira, portanto, se resume em assumir a responsabilidade pelo seu sucesso, acreditar na sua ideia e insistir em um trabalho realista e útil para as pessoas. E para você, é claro!
Via:Quero Bolsa
Compartilhe:
Ciencianautas
O Ciencianautas é uma iniciativa que tem como objetivo popularizar a ciência de forma que ela seja acessível para todas às idades, focando em uma linguagem fácil para o entendimento maior dos nossos leitores.

Deixe seu comentário!

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.