Eclipse lunar visto de Maturéia, na Paraíba, em janeiro deste ano. (Créditos da imagem: Associação Paraibana de Astronomia).

Beatriz Felicidade | Nem o Céu o Limite — Um eclipse lunar parcial poderá ser observado em todo o Brasil na terça-feira (16/07). Ao contrário do total, o eclipse parcial acontece quando a Lua passa parcialmente.

O eclipse lunar parcial será visível em todas as cidades brasileiras no começo da noite. O fenômeno em si começa às 15h44, no entanto, o satélite natural ainda não vai ter surgido no Brasil.

Logo mais, às 17h30, no horário de Brasília, o espetáculo começa em território brasileiro e durará até às 20h. O eclipse chegará em seu ápice às 18h30, onde boa parte da Lua vai estar escura e aparentará ser uma Lua crescente. O horário em que a Lua surge no horizonte pode ter discrepância de alguns minutos a depender da região onde você esteja, portanto, fique sempre de olho na direção leste.

Publicidade

O próximo eclipse lunar com ótima visualização no Brasil só acontecerá em 2021.

Este texto foi originalmente publicado por Nem o Céu o Limite. Leia o original aqui.

50 anos do homem na Lua

O fenômeno acontece coincidentemente na data em que a missão Apollo 11 comemora 50 anos da decolagem rumo à Lua. Em 16 de julho de 1969, o foguete capitaneado por Neil Armstrong (1930-2012) partiria da Terra para quatro dias depois aterrissar em solo lunar.

Publicidade

Compartilhe:
Ciencianautas
O Ciencianautas tem como objetivo popularizar a ciência de forma que ela seja acessível para todos.

Deixe seu comentário!

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.