(Créditos da imagem: Reprodução).

O retrato dos tubarões no imaginário popular é o que o cinema reproduz: um monstro impiedoso que mata todos que vê. Apesar de não serem um monstro, os tubarões realmente são, em sua maioria, estritamente carnívoros. O que não se sabia até recentemente, é que também há os que se alimentam de plantas.

O tubarão-de-pala é o que chamamos de onívoro, já que até 50% de sua dieta é composta por plantas. Vale lembrar que ainda assim, eles se alimentam de outros animais.

Inicialmente, em 2007, pesquisadores descobriram que esses tubarões se alimentavam de vegetais, ao encontrar uma grande quantidade deles em seu estômago. No entanto, os cientistas acreditavam, na época, que as plantas estavam lá por acaso.

Publicidade

Mais tarde, a pesquisadora Samantha Leigh, da Universidade da Califórnia resolveu fazer um pesquisa com os tubarões-de-pala. Ao expô-los a uma dieta vegetariana, notou que eles podiam digerir plantas tão bem quanto peixes herbívoros e tartarugas marinhas.

Leigh disse que é muito provável que eles tenham algum tipo de microbioma em seu intestino que está produzindo algumas das enzimas que eles precisam para quebrar esse material vegetal, algo que comumente encontramos em espécies onívoras e especialmente herbívoras. [Discover Magazine, NatGeo].

Publicidade
Compartilhe:
Avatar
Mais um insignificante humano habitando um pálido ponto azul no vasto oceano cósmico circundante. Com minha ilusória auto-importância, característica humana, me aventuro pelo jornalismo científico. Apaixonado pela ciência desde criança, sou uma das poucas pessoas que como diz Carl Sagan, “passam pelo sistema com sua admiração e entusiasmo intactos”. Atualmente faço o ensino médio em uma ETEC e escrevo para o Ciencianautas.

Deixe seu comentário!

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.