(Créditos da imagem: Stellarium).

É do conhecimento de todos que os planetas estão a milhões de quilômetros uns dos outros. Ainda assim, graças ao movimento orbital dos planetas ao redor do Sol, é possível desfrutar de um fenômeno astronômico extremamente lindo de se observar: a conjunção planetária.

Quando dois ou mais objetos celestes estão próximos uns dos outros vistos a partir do céu terrestre, tratas-se de uma conjunção (assim como na imagem acima). Na noite desta sexta-feira (01), será possível observar os planetas Júpiter e Saturno bem juntinhos um do outro, em uma espécie de abraço celeste.

O fenômeno pode ser observado a partir das 23h15 ao leste, entre as constelações de Capricórnio e Sagitário, e será visível facilmente em todo o Brasil.

Não é necessário nenhum equipamento para observar, mas com a ajuda de um telescópio ou binóculos você poderá ver os anéis de Saturno e alguns satélites naturais de Júpiter. E por mais simples que possa parecer, este evento é o momento ideal para parar um pouco e observar a imensidão do Universo. Boas observações!