(Créditos da imagem: Reprodução/RedpepperWallpaper).

Se uma das múltiplas circunstâncias possíveis para o fim da humanidade acontecer, todos nós teremos que ir para a Lua, para Marte ou para algum exoplaneta. Mas para isso, precisamos de bebidas.

Felizmente, cientistas estão projetando uma experiência para saber se é possível preparar cerveja na Lua.

Um grupo de estudantes da Universidade da Califórnia, em San Diego, projetou um experimento — finalista da competição Lab2Moon — para enviar a bordo da espaçonave da equipe indiana TeamIndus, que é uma das quatro finalistas do desafio Lunar XPRIZE do Google, que consiste em enviar uma espaçonave para a Lua.

O experimento é projetado para explorar como o fermento se comporta nas condições lunares, com ênfase a ver se é possível desenvolver produtos farmacêuticos e alimentos contendo levedura, como o pão, no espaço. Para testar isso, eles vão preparar cerveja.

A equipe projetou um sistema único para realizar esta experiência. Primeiro, o mosto (malte e água misturados) será misturado na Terra e colocado em um recipiente de fermentação especial. Em seguida, o sistema irá combinar os estados de fermentação (transformando o açúcar em álcool) e carbonatação (adicionando as bolhas na cerveja), que normalmente são feitos separadamente, para evitar a liberação de qualquer dióxido de carbono na nave espacial.

Publicidade
Adaptado de para Katy Evans o IFLScience.
Compartilhe:
Giovane Almeida
Sou baiano, tenho 17 anos e sou fascinado pelo Cosmos. Atualmente trabalho com a divulgação científica na internet — principalmente no Ciencianautas, projeto em que eu mesmo fundei aos 15 anos de idade —, com ênfase na astronomia e biologia.

Deixe seu comentário!

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.