(Créditos da imagem: Johannes Plenio/Victor Tangermann).

Uma boa noite de sono pode ser facilmente estragada por causa de um sonho em que você está fazendo uma prova de cálculo pelado ou perde todos os dentes. Entretanto, cientistas estão quase desvendando o motivo pelo qual os pesadelos ocorrem, de acordo com uma nova pesquisa.

O estudo, previsto para ser publicado na revista JNeurosci, rastreia qual parte do cérebro é responsável por gerar sentimentos de raiva em pessoas que dormem, de acordo com a revista Cosmos.

No artigo, os pesquisadores acordaram as pessoas quando elas estavam na metade do que é chamado de sono REM (abreviação de Rapid Eye Movement, ou “movimento rápido dos olhos”), que está ligado aos pesadelos, de acordo com a Cosmos. Os participantes que relataram sentir raiva durante seus sonhos aumentaram a atividade neural na parte direita do córtex frontal, sugerindo que essa parte do cérebro é responsável por produzir sonhos de momentos ruins.

Publicidade

A pesquisa estudou apenas 17 pessoas ao longo de duas noites e, embora seja necessário mais pesquisas para compreender este desequilíbrio no córtex frontal, o estudo representa apenas o primeiro passo para descobrir por que os pesadelos incomodam e, esperançosamente, como “consertá-los”.

Compartilhe:
Giovane Almeida
Sou baiano, tenho 18 anos e sou fascinado pelo Cosmos. Atualmente trabalho com a divulgação científica na internet — principalmente no Ciencianautas, projeto em que eu mesmo fundei aos 15 anos de idade —, com ênfase na astronomia e biologia.

Deixe seu comentário!

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.