A luz do Sol refletindo em uma superfície molhada cria uma mancha brilhante em forma de barra (veja a imagem acima) perto do polo norte de Titã. (Créditos da imagem: NASA/JPL/Univ. Arizona/Univ. Idaho).

O satélite natural Titã possui chuvas um tanto peculiares. Enquanto nós da Terra estamos acostumados com água, as baixas temperaturas no satélite permitem que o metano — gasoso na Terra — se mantenha no estado líquido.

Uma chuva de metano ocorreu próximo ao polo norte da maior lua de Saturno em 2016, depois de um aparente período longo de seca.

Uma atmosfera rica em metano envolve Titã, permitindo que o metano líquido caia das nuvens da lua e preencha os lagos e rios em sua superfície. Depois de entrar em órbita ao redor de Saturno em 2004, a sonda Cassini da NASA observou nuvens e chuva no hemisfério sul de Titã. Mas como as estações mudaram e o verão do norte começou, as esperadas nuvens do norte não se materializaram. O trabalho de modelagem previu um aumento na cobertura de nuvens e chuvas nos anos anteriores a 2016, mas houve pouca mudança visível à medida que o ano se aproximava.

Rajani Dhingra, da Universidade de Idaho, em Moscou, e seus colegas finalmente encontraram um grande reflexo cobrindo 120 mil quilômetros quadrados perto do polo norte de Titã em junho de 2016. O efeito foi provavelmente criado pelo reflexo da luz do Sol em uma superfície úmida, como o brilho da luz em um chão molhado.

A descoberta confirma que ocorre chuvas durante o verão no norte da lua Titã.

Publicidade

Referência:

  1. DHINGARA, Rajani D. et al. “Observational evidence for summer rainfall at Titan’s north pole”; Geophysical Research Letters, 2019. Acesso em: 21 jan. 2019.
Fonte:Nature
Compartilhe:
Giovane Almeida
Sou baiano, tenho 18 anos e sou fascinado pelo Cosmos. Atualmente trabalho com a divulgação científica na internet — principalmente no Ciencianautas, projeto em que eu mesmo fundei aos 15 anos de idade —, com ênfase na astronomia e biologia.

Deixe seu comentário!

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.