(Créditos da imagem: Stellarium).

As noites deste final de semana terá não somente um, mas dois fenômenos astronômicos interessantes que podem ser observados sem nenhuma espécie de equipamento.

A partir das 00h40, ao leste, os planetas Marte, Júpiter e Saturno configurarão uma bela conjunção planetária, termo astrônimo utilizado quando dois ou mais astros estão juntinhos uns dos outros no céu terrestre.

Além disso, a chuva de meteoros Líridas está visível ao nordeste durante toda a noite. Embora o ápice deste fenômeno não aconteça nesta final de semana, ainda será possível observar uma quantidade considerável de meteoros por hora.

A estrela Vega e o radiante da chuva de meteoros Líridas (destacada em azul) estarão altas no céu a partir das 02h. (Créditos da imagem: Stellarium).

Não é necessário o uso de equipamentos astronômicos para observar esses fenômenos, mas com a ajuda de um telescópio ou binóculos você poderá ver os anéis de Saturno e alguns satélites naturais de Júpiter. Ademais, é importante um céu noturno escuro. Assim, para observar os espetáculos, desloque-se para uma zona com pouca poluição luminosa.