Os ratos dependem do olfato, que se torna mais sensível depois que novas células aumentam o bulbo olfatório do cérebro. (Créditos da imagem: Adam Gault/Getty).

Os cientistas transformaram os ratos comuns em “super-cheiradores”, aumentando a quantidade de uma determinada célula no cérebro dos animais.

O cérebro de um rato adulto abriga um grande grupo de células-tronco em uma região chamada de zona subventricular (SVZ, na sigla em inglês). Essas células-tronco se multiplicam e se desenvolvem em células que migram para o bulbo olfatório do cérebro, que processa informações sobre odores. Ali as células se desenvolvem ainda mais em neurônios desenvolvidos.

Ao manipular a genética de camundongos, Federico Calegari, da Universidade Técnica de Dresden, na Alemanha, e seus colegas fizeram com que as células-tronco, no cérebro dos ratos, se dividissem mais rápido do que o normal. Isso gerou células-tronco extras SVZ, que deram origem a neurônios do bulbo olfatório. Esses neurônios se conectaram com sucesso à rede neuronal existente — sugerindo que os neurônios recém-chegados podem contribuir para o funcionamento do cérebro.

Publicidade

Os ratos com a ajuda das células-tronco extra SVZ executaram com eficácia, bem como os camundongos comuns, os testes olfativos relativamente fáceis. Mas quando foram desafiados a diferenciar entre odores altamente similares, os camundongos aprimorados tiveram um desempenho significativamente melhor.

Referência:

  1. CALEGARI, Federico et al. “An increase in neural stem cells and olfactory bulb adult neurogenesis improves discrimination of highly similar odorants”; The EMBO Journal, 2019. Acesso em: 26 jan. 2018.
Fonte:Nature
Compartilhe:
Giovane Almeida
Sou baiano, tenho 18 anos e sou fascinado pelo Cosmos. Atualmente trabalho com a divulgação científica na internet — principalmente no Ciencianautas, projeto em que eu mesmo fundei aos 15 anos de idade —, com ênfase na astronomia e biologia.

1 comentário

  1. Amei a ciência em usar corpo de rato assim deixa o corpo humano livre de tanta agressão. Tudo de bom o canal .

Deixe seu comentário!

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.