(Créditos da imagem: Dr. Tori Herridge).

Um caçador que estava explorando as margens do rio Tirekhtyak, na região de Yakutia, na Sibéria, desenterrou uma cabeça totalmente conservada de um lobo pré-histórico. Preservado pelo pergelissolo da região por cerca de 32 mil anos, o espécime é a primeira carcaça parcial de um lobo adulto da espécie Pleistoceno — uma linhagem extinta e distinta dos lobos modernos.

A descoberta, relatada pelo Siberian Times, vai ajudar os pesquisadores a compreender melhor as distinções entre os lobos contemporâneos e a espécie Pleistoceno, bem como entender o motivo pelo qual a espécie foi extinta.

O lobo tinha provavelmente entre 2 e 4 anos de idade no momento de sua morte e sua cabeça mede 38,9 cm de comprimento. A cabeça de um lobo-cinza, em comparação, mede entre 23 a 29 cm.

Publicidade

Segundo a CNN, uma equipe russa liderada por Albert Protopopov, da Academia de Ciências da República de Sakha, está construindo um modelo digital do cérebro do animal e do interior de seu crânio.

David Stanton, pesquisador do Museu Sueco de História Natural que lidera a análise genética dos restos mortais, disse ao Smithsonian.com que, dado o estado de conservação da cabeça, ele e seus colegas estão esperançosos de que possam extrair DNA viável e usá-lo para sequenciar o genoma do lobo. Este trabalho, que deverá durar pelo menos um ano, será publicado em um periódico científico revisado por pares.

Publicidade
(Créditos da imagem: Albert Protopopov).

Por enquanto, ainda não está claro exatamente como a cabeça do lobo se separou do resto de seu corpo. Dan Fisher, da Universidade de Michigan, acredita que a cabeça do animal pode revelar evidências de ser deliberadamente cortada por seres humanos. Se assim for, a descoberta ofereceria um exemplo único de interação humana com carnívoros. [Smithsonian].

Compartilhe:
Giovane Almeida
Sou baiano, tenho 18 anos e sou fascinado pelo Cosmos. Atualmente trabalho com a divulgação científica na internet — principalmente no Ciencianautas, projeto em que eu mesmo fundei aos 15 anos de idade —, com ênfase na astronomia e biologia.

Deixe seu comentário!

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.