A nova foto do 2I/Borisov. (Créditos da imagem: Pieter van Dokkum/Cheng-Han Hsieh/Shany Danieli/Gregory Laughlin).

Em agosto, os astrônomos observaram um objeto misterioso viajando através de nosso Sistema Solar em uma trajetória estranha e hiperbólica, implicando que, seja o que for, não é oriundo de nosso sistema planetário.

Análises subsequentes confirmaram que este visitante, agora designado 2I/Borisov, descende do espaço profundo e é o segundo objeto interestelar já detectado em nosso Sistema Solar (e o primeiro cometa). E acabamos de receber uma fotografia totalmente nova!

Uma equipe de astrônomos da Universidade de Yale capturou esta imagem impressionante (veja abaixo) do 2I/Borisov em 24 de novembro, usando o Espectrômetro W.M. de Imagens de Baixa Resolução do Observatório Keck, no Havaí.

Publicidade
A nova foto do 2I/Borisov. (Créditos da imagem: Pieter van Dokkum/Cheng-Han Hsieh/Shany Danieli/Gregory Laughlin).

Esta nuvem branca fantasmagórica em torno do cometa — que atualmente se aproxima da Terra — é chamada de coma: uma nuvem de gás e poeira que flutua no espaço à medida que o núcleo gelado do cometa se sublima no calor da luz das estrelas (neste caso, o Sol).

No caso do 2I/Borisov, a maior parte da coma segue atrás do cometa em uma cauda épica que atualmente mede quase 160 mil quilômetros de comprimento.

Publicidade

“É humilhante perceber como a Terra é pequena ao lado deste visitante de outro sistema planetário”, disse um dos membros da equipe de Yale, Pieter van Dokkum.

O 2I/Borisov alcançará sua aproximação mais próxima ao Sol no início deste mês e ficará próximo à Terra ao final do mês — após a sua passagem pela tarde, ele seguirá viagem pelo nosso sistema planetário. [ScienceAlert].

Compartilhe:
Giovane Almeida
Sou baiano, tenho 18 anos e sou fascinado pelo Cosmos. Atualmente trabalho com a divulgação científica na internet — principalmente no Ciencianautas, projeto em que eu mesmo fundei aos 15 anos de idade —, com ênfase na astronomia e biologia.

Deixe seu comentário!

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.