(Créditos da imagem: Paulo Arany Prado).

O livro À Luz Das Estrelas é sobre estrelas — como nascem, vivem e morrem. E, especialmente, como fabricam os elementos químicos que — muito tempo depois — vão se aglutinar para formar estruturas, como as pedras, árvores e nós mesmos.

Mas este não é apenas um livro sobre estrelas. Ele começa com um passeio pela Astronomia, pelos elementos químicos, e logo mergulha na evolução do Universo, desde o Big Bang até a formação da nossa Galáxia e de outras galáxias, nebulosas e do Sistema Solar. Fala dos modelos “pensados” do Universo, aqueles que foram propostos basicamente a partir da imaginação fértil de seus autores, como Wright e Kant, sem o auxílio dos instrumentos que seriam desenvolvidos depois.

Na segunda parte, mais detalhada, o livro introduz conceitos básicos, como a contração gravitacional, responsável pela existência das estrelas, a natureza da luz, os espectros e as propriedades físicas das estrelas. Para isso, discute a teoria quântica e suas aplicações na interpretação da luz das estrelas, concluindo com os processos básicos da Astrofísica Nuclear, que estão na origem da energia das estrelas e da sua composição química.

As duas últimas partes aproveitam os conceitos introduzidos nas seções iniciais e contêm o núcleo da estrutura e da evolução das estrelas. Os ciclos de queima nuclear são então descritos de maneira mais detalhada, e o leitor pode compreender como são formados os principais elementos químicos na nucleossíntese estelar quiescente e explosiva. O uso do diagrama HR torna bastante simples a compreensão das trajetórias evolutivas, particularmente após a sequência principal. As principais possibilidades de remanescentes estelares são mencionadas na parte final, incluindo as anãs brancas, as estrelas de nêutrons e os buracos negros. Escrito em uma linguagem objetiva, o livro pode ser usado por leitores sem qualquer formação em Física ou Matemática. Para os mais corajosos, há uma série de anexos com desenvolvimentos mais detalhados de alguns dos temas tratados.

Faça o download gratuito aqui.

Publicidade
  • Para impressão frente e verso
    Iniciar na segunda página do arquivo PDF (corresponde à página 1 numerada do livro). Imprimir a capa separadamente.
Compartilhe:
Giovane Almeida
Sou baiano, tenho 17 anos e sou fascinado pelo Cosmos. Atualmente trabalho com a divulgação científica na internet — principalmente no Ciencianautas, projeto em que eu mesmo fundei aos 15 anos de idade —, com ênfase na astronomia e biologia.

14 comentários

  1. Meu nome é Renato e sou muito grato por tal ato ser 1 fato que além de incentivar o estudo duma ciência excepcional que é a astronomia não tem fim lucrativo, aliás…no caso o lucro é nosso. Parabéns para a LILI.

    • Desde de pequeno o povo brasileiro é estimulado a aceitar tudo o que a autoridade impõe , a ciencia incentiva o questionamento , incentiva o pensamento , então o governo faz de tudo para fazer a ciencia parecer chata e sem sentido.

  2. Caro Giovane, conheci este artigo e o ciencianautas por um artigo no Ovnihoje.com. Desde criaça sempre tive interesse por astronomia. Olhava o ceu e imaginava. Na época os meios de acesso a informação erao poucos. Hoje tenho 53 anos, fiz engenharia mas o assunto ainda me fascina. Continue seguindo seus objetivos. Nos proporcione sempre mais, por favor. Obrigado !

  3. Gostaria de complementar agradecendo a Sra Lilia Irmeli por dividir desta forma sua experiência e conhecimentos.

  4. Excelente iniciativa de divulgar a ciência,atitudes assim pode evoluir o conhecimento brasileiro,que infelizmente está abaixo no âmbito científico.

Deixe seu comentário!

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.