(Créditos da imagem: sakundes/Reddit).

Enquanto morcegos vivem em quase todo o mundo, apenas algumas partes do nosso planeta são abençoadas com raposas-voadoras. Portanto, não é de admirar que uma foto recente de um enorme morcego nas Filipinas tenha se tornado viral nas redes sociais.

De Signe Dean para o ScienceAlert.

“Lembra quando eu contei a vocês sobre as Filipinas terem morcegos do tamanho de humanos? Sim, era disso que eu estava falando”, escreveu o usuário do Twitter AlexJoestar622 no final de junho.

Como muitas coisas virais, esta foto se originou há alguns anos no Reddit, quando o usuário filipino sakundes supostamente encontrou um desses belos animais em seu quintal.

(Créditos da imagem: sakundes/Reddit).

A perspectiva deste registro em particular faz com que o morcego pareça muito maior do que é — as raposas-voadoras não têm o tamanho humano. Enquanto as espécies maiores atingem envergadura de 1,7 metro, seus corpos são bem pequenos, mal se estendendo por 30 centímetros de comprimento.

Não há dúvida de que o morcego é real, no entanto. O usuário do Reddit chegou a postar outra foto de um ângulo diferente do morcego que bocejava ao acordar de seu sono diurno; as raposas-voadoras são tipicamente noturnas ou crepusculares.

(Créditos da imagem: sakundes/Reddit).

Várias publicações na Internet descreveram o morcego como “gigante raposa-voadora-de-coroa-dourada”, de nome científico Acerodon jubatus, mas parece não ser porque o morcego não ostenta o característico tufo de pêlo amarelo em cima de sua cabeça.

A raposa-voadora-de-coroa-dourada é uma das maiores espécies de mega-morcegos do mundo, comumente encontrados em partes da África, Índia, Ásia e Oceania.

É possível que o criatura sonolenta seja, na verdade, uma grande raposa-voadora (Pteropus vampyrus), um mega-morcego igualmente impressionante caracterizado por suas orelhas compridas e pontudas e rosto e cabeça semelhantes a raposas. Nas Filipinas, quase todas as raposas-voadoras estão ameaçadas de extinção devido à perda de habitat e por serem caçadas como fonte de alimento humano.

Mapa de faixa de mega-morcegos. (Créditos da imagem: Enwebb/Wikimedia Commons).

Apesar de várias associações culturais ligando morcegos a vampiros, as raposas-voadoras estão longe de serem bestas sedentas de sangue da noite. Como frugívoros, esses morcegos tagarelam ruidosamente enquanto se deleitam com figos e outras frutas ao entardecer, e pousam em grandes aglomerados de árvores durante o dia. Eles preferem beber néctar do que buscar sangue.

De fato, das mais de 1.300 espécies de morcegos encontradas em todo o mundo, apenas três se alimentam de sangue; biologicamente, é uma dieta bem estranha. E, diferentemente de seus irmãos de morcegos, as raposas-voadoras não navegam pela ecolocalização, confiando em seu senso de visão e cheiro.

Embora os morcegos — mesmo os adoráveis ​​e felpudos — apresentem risco de doença zoonótica, eles também são extremamente importantes para os ecossistemas do mundo, proporcionando controle de pragas, polinização, dispersão de sementes e muito mais. E a maioria deles também é bem fofa.