(Créditos da imagem: Matheus Pêssoa).

Um grupo de estudantes de graduação e mestrado da Universidade Federal do ABC (UFABC) busca apoio para representar o Brasil na 10° edição do Torneio Internacional de Físicos (IPT, na sigla em inglês), que será sediado neste ano pela Rússia entre os dias 1 e 8 de abril. Este ano será a segunda participação do Brasil no torneio.

“No ano passado, ficamos em 11º lugar na classificação geral e em 1º lugar nas Américas. Porém, este ano, estamos ainda melhor: nos pré-classificamos em 3º lugar, posição que nos alegrou. Acredito que, por já termos alguma experiência no campeonato, estamos mais preparados”, disse Matheus Pêssoa, um dos integrantes do grupo.

Ajude-os

O grupo não pode arcar com todos os custos. Precisam pagar o voo para Moscou, a hospedagem, a inscrição, entre outros custos da viagem. Pode ser que a universidade dê um apoio financeiro para eles, mas seria no máximo o valor das passagens. Por isso, se você puder, doe através de uma vaquinha online criada por eles clicando aqui. Divulgue também a vaquinha para seus amigos e familiares.

E depois?

Após o retorno ao Brasil, o grupo pretende utilizar a experiência adquirida no torneio para promover projetos e visitar escolas com a finalidade de desmistificar e divulgar a física para os jovens. “Queremos mostrar que a disciplina não é decorar fórmulas, mas pensar sobre respostas. Queremos inspirar jovens que estejam no ensino médio a estudar ciência exatas. Fizemos isso no ano passado ao retornar da Suécia e queremos ampliar nossa atuação agora”, disse Matheus Pêssoa.

Compartilhe:
Mais um insignificante humano habitando um pálido ponto azul no vasto oceano cósmico circundante. Com minha ilusória auto-importância, característica humana, pretendo seguir carreira no jornalismo científico. Apaixonado pela ciência desde criança, sou uma das poucas pessoas que como diz Carl Sagan, “passam pelo sistema com sua admiração e entusiasmo intactos”. Atualmente faço o ensino médio em uma ETEC e escrevo para o Ciencianautas.

Deixe seu comentário!

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.