(Créditos da imagem: Reprodução).

As abelhas foram declaradas os seres vivos mais importantes do planeta, concluiu o Earthwatch Institute no último encontro da Royal Geographical Society. No entanto, de acordo com cientistas e especialistas em vida selvagem, as abelhas se juntaram à longa lista de espécies ameaçadas de extinção.

Os estudos recentes mostram um declínio dramático do número de abelhas, já que quase 90% da população de abelhas desapareceu nos últimos anos. O uso descontrolado de pesticidas, o desmatamento ou a falta de flores são as principais razões para sua extinção.

Mas por que um ser tão pequeno é considerado a criatura mais importante da Terra? Bem, a resposta é mais simples do que você imagina. Setenta por cento da agricultura mundial depende exclusivamente de abelhas. As plantas não podem se reproduzir sem abelhas e, portanto, a fauna teria desaparecido em um tempo muito curto. Mais do que isso, um estudo realizado pelo Centro de Empreendedorismo Apícola da Universidade Mayor (CeapiMayor) e a Corporação Apícola do Chile (Cach) com o apoio da Fundação para a Inovação Agrária (FIA) concluiu que as abelhas são o único ser vivo que não contém nenhum tipo de patógeno.

Publicidade

A importância das abelhas é crucial nos ecossistemas do nosso planeta. Portanto, a fim de proteger essas criaturas trabalhadoras, alguns ativistas acreditam que devemos proibir imediatamente o uso de pesticidas, promover alternativas agrícolas completamente naturais e devemos monitorar cuidadosamente sua saúde e bem-estar. [Science Times].

Compartilhe:
Giovane Almeida
Sou baiano, tenho 18 anos e sou fascinado pelo Cosmos. Atualmente trabalho com a divulgação científica na internet — principalmente no Ciencianautas, projeto em que eu mesmo fundei aos 15 anos de idade —, com ênfase na astronomia e biologia.

Deixe seu comentário!

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.